sexta-feira, 1 de maio de 2009

Primeiro artigo do prof. doutor Coto Alçado

Temos o privilégio de poder contar com o conhecido especialista em relações afectivas, José Coto Alçado, para comentar cada um dos episódios de Pós-coital que formos divulgado. Eis o primeiro artigo do professor, que versa sobre o primeiro episódio “Amotamotamotamote”.

“Os malefícios de dizer bem

Por Prof. Doutor Coto Alçado

É um lugar comum na literatura sobre relações afectivas, e nomeadamente no consultório sentimental da revista Maria, incentivar os amantes a exprimirem o seu amor de forma frequente e calorosa.

No entanto, os especialistas da matéria estão cada vez mais cientes de que esta atitude, quando em excesso, pode gerar expectativas demasiado elevadas, uma necessidade de correspondência emocional mais intensa, um estado de ansiedade permanente, frustração quando o parceiro não corresponde à nossa enxurrada de carícias e elogios, sentimentos de raivas e até episódios particularmente graves de violência doméstica. Aliás, estou neste momento a tratar de um caso de uma mulher que furou os olhos do marido com um palito, quando este elogiou os cabelos sedosos da esposa num tom excessivamente poético.

Aquilo que eu e os meus colegas actualmente recomendamos são as demonstrações moderadas de afecto. É importante continuar a mostrar afecto e paixão ao longo da relação com o parceiro, mas de uma forma contida e relativizada. Por exemplo, em vez de elogiarmos simplesmente os olhos da nossa parceira, devemos exprimir a nossa admiração em termos mais realistas, dizendo, por exemplo “Tens uns olhos lindíssimos, mas não tão bonitos como os da vizinha do 3.º esquerdo”. Se queremos elogiar a performance sexual do nosso parceiro, não devemos compará-lo hiperbolicamente a animais bovinos ou equestres, mas fazê-lo compreender com rigor a sua prestação, em expressões do género: “Sim, acho as nossas relações sexuais bastante satisfatórias, ainda que tenha ouvido histórias muito interessantes em relação ao Gustavo do Departamento de Recursos Humanos lá do trabalho.”

Depois de séculos em que os homens objectificavam as mulheres e as mulheres se vingavam infernizando a vida aos homens, é importante uma mudança de atitude. Porém, é conveniente que esta nova atitude seja temperada pela racionalidade e por um certo bom senso.”

O professor doutor José Manuel Coto Alçado é licenciado em Psicologia Afectiva pela Universidade Moderna, doutorado em Practical Sex pela Universidade de Berkeley e professor em diversas instituições superiores da Europa, África e Arquipélago da Madeira. É consultor de vários periódicos dedicados às relações afectivas, como o Practical Relationships, Le Problematique do Mariage, Busty Bitches, Mariana e Telenovelas.

Primeiro artigo do prof. doutor Coto AlçadoSocialTwist Tell-a-Friend

Sem comentários: